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segunda-feira, julho 18, 2011

Finalmente...

...as aulas recomeçam hoje!!!! Isso para Matheus. Para Felipe, será o seu primeiro dia de aula! Óim que fofo ♥. Estou na maior ansiedade pra ver ele arrumadinho, pra tirar fotos e saber como ele irá se comportar na sua salinha. Com Matheus foi bem tranquilo, ele nunca chorou e ficou direitinho na escolinha. Já Felipe, espero que ele fique bem, mas tenho as minhas dúvidas...rs. Ele é meio bicho do mato quando vê pessoas desconhecidas e quando está em um ambiente estranho. Aos poucos ele vai se soltando e ganhando a confiança. Claro que vou ficar de plantão na escola ou pela redondeza, pra correr se ele chorar demais ou precisar de mim. #caçulinha

O material dele já está todo arrumado e etiquetado! Dessa vez não quis levar os objetos pessoais para gravar com a maquininha. Corri atrás de um site de etiquetas infantis e após algumas pesquisas, acabei fazendo com a Grudado em você.



Fechei o kit Mini Mix contendo 42 adesivos:

ROUPAS: 10
REDONDINHAS: 10
MÉDIA: 6
MINIS: 16


Etiquetei tudo: sandália, pratinho, talheres, potinhos, lancheira, sacola da escola, colchonete, material de higiene e uso pessoal, blusinhas e 2 toalhinhas, copo.

Já já vou revisar tudo pra ver se não esqueci de nada porque amanhã terei 2 pequenos pra arrumar e levar pra escola! Depois eu tiro foto de tudo e dele tb. E pra não esquecer, olha Matheus sem dente:

Boa semana pra todos!

quinta-feira, julho 07, 2011

A Fadinha do Dente...

...esteve aqui!!!!!!!!!

Matheus perdeu o seu 3º dentinho e esse ele não teve tanta coragem pra arrancar sozinho. A mãe-frouxa aqui morre de pena. Não consigo nem colocar o fio dental, quanto mais puxar! Fiquei incentivando ele a puxar com um pedaço de papel higiênico mas de longe.... rs.
Nesse mesmo dia (30/06) o papai tinha dentista e aproveitei pra ver se dava pra ela me fazer o favor. Mas não deu. O consultório estava lotado e não deu tempo. Combinamos que se o dente não caísse até a segunda, era pra eu ligar e levar ele lá, já que a dentista dele está de férias. Contudo, o papai-coragem conseguiu arrancar o dente que já estava mole mole.

E eis que Matheus queria colocar o dentinho embaixo do travesseiro para que a Fada do Dente deixasse umas moedinhas pra ele. Aí eu disse que o dentinho poderia se perder e que ela poderia não encontrar e não deixar as moedas. Combinamos que eu iria fazer um saquinho pra por o dentinho.


E não foi que ela passou e deixou moedinhas pra ele? Agora só falta eu conseguir tirar uma foto do meu mais novo desdentado! E já já vai ter outro dente pra ela vir buscar...já já.

Beijos

segunda-feira, julho 04, 2011

Felipe: 1 ano e 10 meses

A criança de 1 ano e 10 meses

Escrito para o BabyCenter Brasil

Desenvolvimento físico: dedinhos ágeis

Fique só de olho para ver como seu filho vai usar as mãos e os dedos para construir torres de bloquinhos, encaixar peças ou tentar passar uma fita por um buraco feito no papel. Brincar com massinha ou argila também é uma ótima forma de aperfeiçoar as habilidades motoras.

Os pequenos movimentos de dedos, mãos e pulso envolvidos nessas atividades são a base para a construção de outras importantíssimas conquistas físicas e mentais. Por exemplo, para fazer uma torre, a criança precisa saber como empilhar as peças e bolar um plano em sua cabeça para criar a estrutura.

{Lipe gosta de brincar com os mesmos brinquedos do irmão e brinca como se tivesse 6 anos...}

Muitos gols pela frente

Outra habilidade mais desenvolvida nesta fase é a de chutar uma bola grande sem cair. Não se preocupe se seu filho estiver tendo certa dificuldade para se equilibrar em uma perna só a fim de chutar com a outra. Simplesmente mostre como se faz e depois jogue a bola para que ele tente. Festeje mesmo que ele só consiga encostar a pontinha do pé e fazer um minimovimento: "Que golaço!".

É possível que a criança já esteja craque em correr, mas não muito boa em parar ou virar para um lado uma vez que tenha pego impulso. Prepare-se para as quedas e os muitos machucados que vêm pela frente, até que a coordenação para desacelerar melhore.

{Ele adora correr, pular, chutar e corre muito rápido mesmo!}

Desenvolvimento emocional e social: olha só quem manda!

Agora que consegue se comunicar com palavras e gestos, seu filho pode se revelar um belo mandão. Mas a verdade é que ele só está experimentando para ver como a comunicação afeta as pessoas ao redor.

Pode ser que ele grite "Não!" assim que você começar a cantar uma música que ele adora. Não é que ele queira mesmo que você pare. Serve mais é para observar como você responde a uma ordem.

"Olha!" (ou mais precisamente "óia!") é outra coisa frequente que sai da boca das crianças nesta idade, que anseiam muito pela aprovação dos pais. Mostre que você notou os desenhos, o brinquedo ou o que quer que seu filho esteja apontando. Palavras de incentivo servem para que ele tenha confiança em continuar a explorar novidades.

{Ah... a fase dos "nãos". Quer comer, Lipe? Não. Vamos tomar banho? Não. E tudo vem acompanhado de expressão facial e tudo. A cada dia ele se expressa melhor, tenta acompanhar uma música que gosta e acho que quando começar na escola vai soltar a língua de vez!}

Amigos e inimigos

Há crianças que cobrem os pais de abraços e beijos e respondem correndo quando são chamadas. Gostam também de se mostrar prestativas, embora não saibam direito o que quer dizer cooperar -- ajudam mais por perceber que isso alegra os adultos.

Outras, contudo, passam a ser desobedientes e desafiadoras. Se seu filho não anda lá muito carinhoso e bem comportado, tenha paciência, já que este é um momento confuso para as crianças, porque ainda não conseguem expressar direito o que sentem.

Procure entender se há algum motivo específico para as birras (chegada de um novo irmão? mudança de casa? doença na família?). Às vezes uma criança fica cheia de sentimentos que não sabe como explicar. Faça muitas perguntas e demonstre sempre o seu amor.

{Por aqui, Lipe é muitíssimo carinhoso, dá "tejo" e "baço" em todo mundo. Chega às vezes a enjoar de tanto beijo que dá na gente...rs. Desde o mês passado que notamos que ele é adora cooperar com as coisas da casa, ajuda a pegar as compras no carro, coisa que Matheus nunca gostou de fazer e hoje faz só por causa do irmão.}

A volta das noites em claro!

Sonecas da tarde longas demais podem acabar afetando o sono da noite e trazendo de volta as temidas madrugadas sem fim para toda a família. A partir de agora, talvez você tenha que limitar o soninho diurno, fazendo experiências para ver quanto de tempo é necessário para deixar seu filho revigorado sem prejudicar o sono da noite.

Outra coisa importante é ter aquela famosa rotina de dormir bem estabelecida. Pode ser um banho seguido de uma história ou música, mas não vale ficar no quarto até a criança dormir. Crianças acostumadas a pegar no sono sozinhas voltam a dormir mais fácil quando acordam no meio da noite do que aquelas acostumadas a um colo ou à presença de um adulto no quarto.

{Que isso não aconteça por aqui!!!! Avemaria!!! Mas Lipe tem gostado de tirar sonecas mais no fim da tarde e entrar pela noite e com isso acaba dormindo mais tarde, o que não pode acontecer. Ele ainda tira 1 soneca pela manhã, perto do almoço e outra de tarde. Talvez com a rotina escolar ele melhore- ou não}

Desenvolvimento da linguagem: entendimento das palavras

O vocabulário típico de uma criança de 1 ano e 10 meses geralmente consiste em cerca de 20 palavras, e muitas já conseguem combinar algumas para fazer perguntas ou comentários.

Isso não significa que é para começar a fazer listinhas das palavras! Lembre-se de que as crianças entendem muito mais do que falam, e a compreensão é essencial para o desenvolvimento da linguagem. Assim sendo, o "vocabulário" acaba sendo muito maior do que parece.

Se você apontar para partes do corpo, é bem provável que ele consiga dizer o nome de cinco ou mais, mas, se ainda não tiver chegado lá, veja se ele mostra no próprio corpo onde está a que você perguntou ("Cadê o nariz do João? E a boca?...").

{eu sempre faço essa brincadeirinha do "Cadê?" com ele e ele sabe tudo direitinho. Acho que a criança precisa de estímulos e atenção para se desenvolver.}

Prazer da leitura

A maioria das crianças adora olhar livros e identificar dentro deles objetos familiares (mesmo quando o livro está de cabeça para baixo). Mesmo que não dê para prender por muito tempo a atenção delas nesta idade, não é necessário ler correndo para terminar a história. Na realidade, quanto mais rápido você ler, menos atenção despertará.

Procure ler devagarinho para que seu filho compreenda a história e permita que ele vire as páginas e procure as figuras ou objetos que possa identificar e nomear. Pare quando notar cansaço. Momentos de leitura prazerosa e cercada de carinho são muito mais importantes do que chegar ao final da história. 
 
{Os meninos adoram passear por qualquer corredor de livros e sempre compramos um livrinho pra eles. Matheus agora já lê pro irmão que também lê do jeito dele. Eu montei um abecedário pra Matheus personalizado, onde nas nossas iniciais tem a nossa foto e Felipe já nos identifica direitinho! Na foto dele ele fala: Neném.}

Já já venho contar uma novidade...beijos e boa semana!